Sobre a finitude

20Jun07

Na semana passada o Celso Unzelte me colocou uma sementinha, numa conversa rápida num corredor. Sobre a finitude da vida. A filhinha dele veio lhe pedir ajuda com uma lição de casa, e ele respondeu que ela deveria pensar sobre a finitude da vida. Não sei se era a conversa mais apropriada para uma menina de 10 (?) anos, mas a verdade é que essa é uma conversa apropriada para qualquer pessoa, não importa a idade.

Ele comentou que alguém (vou garantir o off e não revelar a fonte) não deveria dormir apenas 54 minutos somente para trabalhar. Eu concordo com ele, a pessoa que realizou essa proeza também, mas de que adianta concordar sobre a finitude se não podemos vivê-la? Ao menos enquanto não tenho uma vida “formada”, estabilidade financeira, de que me adianta pensar que amanhã posso morrer, se eu tenho que fechar a edição da minha revista?

Esse post não deve levar a lugar algum, uma vez que só consigo pensar em perguntas retóricas. Mas que ao menos sirva para fazer alguém pensar sobre a finitude. Um dia tudo isso acaba. A edição da sua revista fecha. Você muda de emprego. Toma o último gole do seu café de um copo de plástico. Uma música incrível acaba em menos de 4 minutos. Uma bituca de cigarro. Uma amizade que foi construída do nada, para lugar algum, e acabou porque faltaram palavras ou vontade de dizê-las.

O bom é ressucitar. Segundas-chances. Imaginar que uma amizade que também foi construída do nada pode sim levar a algum lugar, se as palavras certas forem ditas a tempo. Você pode comprar outro café. Abrir o vidro e respirar o vento que bate a 60km por hora. Ouvir outro cd.

Só faça isso logo.

One Response to “Sobre a finitude”

  1. 1 nath

    eu vou copiar esse post e colar na parede.
    você me inspirou. e me inspira. diariamente.


Leave a Reply

