Por que você também precisa gostar de Hélio Pellegrino

22Nov08

2008 foi o ano em que me apaixonei por Hélio Pellegrino. E, esporadicamente, eu tento convencer cada vez mais pessoas a se encantarem com a simples genialidade dele.

No capítulo de hoje, um trecho de uma entrevista que ele deu a Clarice Lispector:

CL: Hélio, diga-me agora, qual a coisa mais importante do mundo?

HP: A coisa mais importante do mundo é a possibilidade de ser-com-o-outro, na calma, cálida e intensa mutualidade do amor. O Outro é o que importa, antes e acima de tudo. Por mediação dele, na medida em que recebo sua graça, conquisto para mim a graça de existir. É esta a fonte da verdadeira generosidade e do autêntico entusiasmo – Deus comigo. O amor ao Outro me leva à intuição do todo e me compele à luta pela justiça e pela transformação do mundo.



3 Responses to “Por que você também precisa gostar de Hélio Pellegrino”

  1. Eu me Lembrei de você ontem quando lia a biografia de Nara Leão — aquela escrita pelo jornalista Sérgio Cabral. O livro não é lá muito interessante: um dilúvio de dados prejudica o bom andamento da narrativa, sem mencionar uns errinhos de edição. A despeito disso, o Pellegrino estava lá. Não me pergunte de que maneira nem em que contexto, já que, depois de ler seu nome, estive muito ocupado com uma infinidade de divagações proustianas. Você entende bem isso, não? Beijo!

  2. Nossa, e essa é só uma das respostas… Preciso ler isso inteiro… Podemos ler juntos um dia, quem sabe…

  3. 3 Juliana

    É, acho que é isso aí…
    (Julie econômica porque precisa fazer trabalho)
    Ah, eu postei no meu blog, caso você não passe por lá 🙂


Leave a comment