Por que fazer jornalismo – capítulo 1

22Feb09

No capítulo de hoje, relato um dos lados positivos do dinâmico mundo jornalístico: as entrevistas feitas por telefone. Não, na verdade esse é um dos maiores problemas. Sinto saudades da época em que eu tinha ao menos 40 minutos para entrevistar cada fonte, e podia olhar nos rostos deles. Em rádio, a grande maioria das entrevistas é feita por telefone, e se você passa de 10 minutos, já começam a dizer que sua gravação está longa demais (e provavelmente vai te dar ainda mais trabalho para editar).

Mas aí vai um exemplo real (e pessoal) de como as entrevistas por telefone são um mau negócio:

Os telefones dos estúdios têm o seguinte problema (e ninguém sabe explicar o motivo): a gente vive ligando nos números e as ligações caem em outros números. Por exemplo, você liga no 1234 5678 e cai no 2345 6781.
E isso aconteceu comigo, quando estava ligando uma hora depois do combinado (antes não havia estúdio para gravar) para o entrevistado, um diretor de uma associação de comércio. Chama, alguém atende:

Ele: Alô?
Eu: Marcelo? – e no desespero pelo atraso, já saí me apresentando – Aqui é fulana, da rádio tal, nós combinamos uma entrevista ontem, lembra? Eu te liguei ontem perguntando sobre o movimento agora no carnaval.
Ele: Você é solteira?
Acreditem, nessa hora eu tinha desconfiado que pudesse ser piada, mas no auge da ingenuidade e desespero, ainda respondi que sim, e perguntei de novo se podíamos então gravar.
Ele: Quantos anos você tem? Tem uma voz bonita, viu…
Eu: Ah, tá ótimo então, muito obrigada pela sua atenção.

Lembrando agora fico abismada em como ainda consegui ser educada com um babaca que deve ter rido da minha cara por mais 10 minutos.

One Response to “Por que fazer jornalismo – capítulo 1”

  1. Imagino Camila,

    até para o entrevistado é difícil, a gente faz uma espécie de “brainstorm” do assunto, começa e falar e depois, a entrevista acaba se alongando.

    Você tirou de letra

    abs

    Milton


Leave a Reply

