Como se diz cobrança em chinês?

25Mar10

Em 2004, Liu Xiang chegou ao lugar com que a maioria dos atletas sonham: tornou-se um campeão olímpico. O chinês conquistou uma medalha de ouro nos 110m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Atenas. Em 2006, quebrou o recorde mundial, e um ano depois, foi campeão mundial. Com esses três títulos, foi o primeiro atleta chinês a ter uma Tríplice Coroa no atletismo. Parecia a trilha certa para conquistar – em casa – o segundo ouro olímpico. Mas o atleta não conseguiu repetir o feito de 2004. Pior, nem sequer pôde competir.

Com uma tendinite crônica no tendão de Aquiles, Xiang entrou mancando na pista. Apesar da expressão aguda de dor que calou os espectadores no estádio Ninho de Pássaro, ele ainda tentou largar na sexta bateria das eliminatórias, mas queimou a largada e teve de desistir. E, desde 2008, se dedicou à recuperação e não teve grandes conquistas.

Aos 26 anos, a vida de Liu Xiang não deve estar fácil. Competindo desde os 15 anos de idade, as cobranças por desempenhos incríveis não devem ter diminuído nem mesmo após a lesão que o tirou das pistas por mais de um ano. No fim do ano passado, em sua quarta competição depois da Olimpíada de Pequim, foi campeão do sudeste asiático. E ainda assim, ao tratar de sua vitória, a maioria das manchetes destacava que ela havia sido conquistada com o pior tempo desde seu retorno. Comparações, cobranças, pressão.

A julgar por seu pai, Liu Xuegen, a situação deve ser exatamente essa. Recentemente, Xiang participou do Mundial Indoor de Atletismo, que começou no último dia 12. Seu melhor resultado foi uma sétima posição nos 60m com barreiras. Nesta quarta-feira, o pai resolveu dar uma entrevista ao jornal China Daily que repercutiu nas agências internacionais e se tornou uma das notícias mais lidas do dia, ao menos no Brasil. Acha que “já está na hora de o filho arrumar uma namorada”. Se está ou não na hora, Liu Xiang é que deveria decidir, sem ter que receber a recomendação do pai estampada pela internet mundo afora.

Não deve ser fácil ser um atleta chinês. A exemplo do crescimento acelerado da economia na última década, o país moldou crianças e jovens para formar um batalhão de super atletas que garantiram, enfim, o melhor desempenho da China em Jogos Olímpicos, justamente nos que foram disputados no país em 2008.

Para entender o que significa cobrança em chinês, é só dar uma olhada nas atuações do país nas últimas quatro Olimpíadas:

– 1996, Atlanta: 4º lugar entre os países, com um total de 50 medalhas, 16 de ouro.
– 2000, Sidney: 3º lugar entre os países, com um total de 59 medalhas, 28 de ouro.
– 2004, Atenas: 2º lugar entre os países, com um total de 63 medalhas, 32 de ouro.
– 2008, Pequim: 1º lugar entre os países, com um total de 100 medalhas, 51 de ouro.

Não deve ser fácil ser um atleta chinês. Pior ainda, ser filho de Liu Xuegen.

Se Liu Xiang arrumar uma namorada, aposto que ela não vai conhecer o sogro em breve

Advertisements


No Responses Yet to “Como se diz cobrança em chinês?”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: