Valencia, I: Um Conto De Duas Cidades

12Feb12

Desde Madrid eu nao visitava uma cidade grande e havia esquecido como um lugar pode ser tao diferente em apenas alguns quilômetros de distancia.
Meu hotel fica perto da Cidade das Artes e Ciências (o complexo enorme onde esta o Oceanógrafo, do qual falo num próximo post), o que é ótimo. Mas, ao mesmo tempo, fica um pouco longe do centro da cidade, onde estão todos os prédios históricos e museus.

Inicialmente, olhei pro mapa e pensei: ah, pego o metrô e chego no centro facilmente. Há uma estação a umas sete ou oito quadras de distancia, vou a pé rapidinho.

Errado. Primeiro porque as quadras eram bem mais largas do que as ultimas que andei em cidades como Sevilla, onde tudo esta no centro histórico e as distancias sao menores. Segundo porque já passava das 19h, o que aqui já é noitão porque está bem escuro. E terceiro porque o bairro onde esta meu hotel é basicamente residencial, o que o torna completamente deserto à noite.

Entao as oito quadras que na verdade nao tao longe assim acabaram sendo bem mais distantes para uma turista mulher que andava sozinha por ruas desertas. Mas tudo bem, sobrevivi porque estou aqui contando tudo, especialmente o final da historia: finalmente cheguei ao metrô e, com ele, ao centro de Valência, que pareceu uma cidade totalmente diferente: movimentadissima, iluminada, lotada de turistas e convidando todo mundo a andar pelas ruas e calçadões. Ali nao fazia diferença se eram 19h ou 22h, a hora que voltei pro hotel — com um taxi, por menos de 5 euros.

Advertisements


No Responses Yet to “Valencia, I: Um Conto De Duas Cidades”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: